26 de fevereiro de 2013

A união faz a força ou Uma união feita à força?

Repito esta imagem, porque se justifica
A expressão é popular e antiga: "A união faz a força". 

Em primeiro lugar que fique bem entendido que não é um ataque ou critica. Até porque acredito que alguém vai explicar melhor, mas ao ler esta notícia no jornal Record fiquei inquieto. A minha pergunta - fundamentalmente - é esta: Que raio de união foi esta?


Passemos à notícia:

Titulo: Portugal recebe maior evento da história a nível europeu 

1. "Portugal vai acolher entre setembro e outubro deste ano o Moche Series – Cascais Trophy, evento que reúne quatro dos mais importantes campeonatos a nível do circuito mundial da ASP (Associação de Surfistas Profissionais)."

- Observação: Cascais!

2. "As novidades foram apresentadas esta terça-feira numa conferência de imprensa realizada em Carcavelos, com as Câmaras Municipais de Cascais e de Peniche a unirem-se com a Moche para criarem o maior evento de surf alguma vez feito na Europa."

- Observação: Repito: "conferência de imprensa realizada em Carcavelos, com as Câmaras Municipais de Cascais e de Peniche a unirem-se com a Moche para criarem o maior evento de surf alguma vez feito na Europa." Que se vai realizar onde? Já vamos ver a seguir!

3. "Além da etapa do World Tour masculino, que decorre desde 2009 em Peniche, e do WQS (circuito mundial de qualificação) 6 estrelas que acontece em São Miguel, nos Açores, foi ainda anunciada a promoção do EDP Surf Fest, em Carcavelos, de evento do WQS para etapa do World Tour feminino. De raiz vai ser ainda criada uma etapa Prime – as de maior importância do circuito WQS masculino - em Carcavelos."

- Observação: Repito: "foi ainda anunciada a promoção do EDP Surf Fest, em Carcavelos" e "vai ser ainda criada uma etapa Prime – as de maior importância do circuito WQS masculino - em Carcavelos."

4. "Mas as novidades não se ficam por aqui e, com a criação do Cascais Trophy, Portugal vai receber uma competição ao estilo havaiano (Triple Crown), ou seja, haverá uma distinção para o melhor surfista no conjunto das duas provas mais importantes: a etapa do Circuito Mundial e o evento Prime em Carcavelos."

- Observação: Nada de interesse.

5. "Destaque ainda para a praia de Carcavelos passar a ser palco secundário do Rip Curl Pro Portugal, o que poderá fazer com que o campeonato mude de local, caso as condições não sejam as ideias em Peniche."

- Observação: Ora... aqui está a bomba, penso eu! Mesmo que esteja "razoavelzinho"... Carcavelos, será? 

Recorde-se que em 2012 a coisa foi má, no que se refere às condições das ondas. Se bem me lembro, foi quase até ao fim para haver qualquer coisa de jeito. Nem vou procurar para confirmar, não releva.

O que realmente importa é que há uma condição que justificará uma eventual deslocalização da prova. E essa condição fica ao critério da subjetividade, pois dentro de um determinado patamar não será mensurável a fundamentação para que a prova seja ou não em Peniche.

Há pouco tempo atrás falava-se na falta de cerca de 240 mil euros para que se realizasse em Peniche em 2013. Por isso eu digo que alguém há-de explicar melhor para nos tirar as dúvidas que neste momento nos inquietam e perturbam. Tantos milhões se movimentam e agora deixavam fujir. Não acredito, mas até prova em contrário...

6. "Este evento vai ter um prize money de 1 milhão de dólares (mais de 750 mil euros), com um total de 30 mil pontos em disputa para os rankings da ASP e tem como objetivo reunir a elite masculina e feminina do surf mundial durante mais de um mês em Portugal."

- Observação: Nada de interesse.

Outras considerações:
Segundo a notícia, o calendário do MOCHE SERIES - Cascais Trophy - Portugal 2013, não inclui Peniche. As provas terão lugar em S. Miguel, Açores, Carcavelos e.. espera lá. Pára tudo! Diz a notícia que de 9 a 20 outubro se realiza o Rip Curl Pro Portugal em Supertubos / Carcavelos. Mau...

Depois há mais provas: em Carcavelos e em Cascais.

Conclusão:
A acontecerem condições adversas ou menos adequadas para a realização do RCPP 2013, Peniche, que até tem um CAR Surf, fica off.



Esta já foi a capital da onda!"

Se a expressão que supra cito se puder adaptar, e na eventualidade desta união não ter sido feita com a vontade "própria", será caso para perguntar se foi uma união que faz a força ou uma união feita à força?

Fonte: Record


NOTA: A numeração e fracionamento da notícia foi meu, para permitir a observação por cada paragrafo da mesma.