Esta coisa de ter uma filha finalista, 12.º ano, na Escola Secundária de Peniche, traz - pelo menos - dois sinais.
O primeiro, e mais importante, qual será?
Fácil!
O Sinal da felicidade, do orgulho...
Uma mistura de sensações, que surgem ao viver uma festa, tantas vezes já vivida.
Mas este ano num local diferente, o pátio da própria escola e mais, com uma finalista da família, numa cerimónia bonita, com sol, bom tempo e presidida por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa.
O segundo, qual é?
Fácil!
É o sinal do tempo que passa.
Muitos dos pais que viveram hoje o mesmo encantamento que nós, diziam-me, como se isso me dessa algum conforto, "estamos a ficar velhos". Mentira! Os nossos filhos é que estão a crescer. Não é?
Bom, na verdade uma não se pode dissociar da outra, certo? Se eles crescem, não só em altura, nós também estamos mais velhos. Mas isso é outra coisa. Estamos mais experimentados na vida, mais preparados para os novos desafios... eu sei, mas também, mais velhos...
Enfim, são os sinais dos tempos... Mas digam lá: não estamos orgulhosos por poder ver os nossos trilharem caminhos que nós próprios já trilhámos?
Afinal, cada de um de nós, em certa altura das nossas vidas, também "deixámos o barco na praia e com Ele encontrámos outro mar!"
Desejamos a todos (finalistas e famílias) muita coragem.
Os tempos não estão fáceis e há que ponderar, há que acreditar que amanhã é só mais um dia, e que pode vir cheio de oportunidades, por isso é bom que permitamos que os nossos filhos se encham de competências e aptidões para que sejam capazes de as poder - e saber - aproveitar.
Desejamos ainda muita sorte, que façam do seu caminho um caminho de Fé, de ambição e de esperança, que "corram" dia-a-dia na busca constante da realização dos seus sonhos.
Eu, por mim, só posso dizer que me sinto orgulhoso, pela filha que Deus me deu, esse é o Sinal Maior que dia após dia mais se revela nas nossaS vidas!
Parabéns Rute! Sonhamos e acreditamos contigo, SEMPRE!