28 de novembro de 2016

Como ter sucesso na vida?

Para quem tiver paciência de ler, deixo este texto escrito por mim há dias, dedicado a uma equipa que treinei, até ao final da primeira fase competitiva.

Muitos de nós tentamos a resposta à pergunta: Como ter sucesso na vida?

E porque a vida é um conjunto de "vidas", família, escola, trabalho, amigos, etc... não é uma tarefa fácil, certamente.


Talvez por isso Richard St. John, obcecado por encontrar a resposta para a tal pergunta, entrevistou várias pessoas importantes na sociedade, entre elas Bill Gates, para saber o que fizeram para alcançar o tão almejado objetivo.

A conclusão é que nem todas as pessoas conquistam o sucesso da mesma forma, e depois de anos de pesquisas e entrevistas a grandes exemplos do mundo inteiro, Richard St. John chegou a uma lista com oito características que todas as pessoas de sucesso têm e que eu decidi resumir.

1. Paixão
Para ter sucesso temos que fazer tudo com paixão, para que aquilo que temos que fazer não se torne numa obrigação, mas em prazer. Por isso, diz, que só há uma forma de ter sucesso que é ser/estar absolutamente apaixonado pelo que se faz.

2. Pulso firme para trabalhar
Não podemos ter medo. Temos que encarar qualquer desafio, porque não existe nada que valha a pena que seja fácil de conseguir.

3. Foco
Escolher o objetivo e dedicar-mo-nos a ele 100%. É importante saber onde se quer chegar e manter o foco nessa escolha.

4. Hábito de se obrigar a si mesmo
Nós podemos fazer sempre mais, seja mental ou fisicamente. Temos que nos "obrigar" a ir mais além, a conquistar mais, fazer mais e melhor. Um resultado bom só é um resultado bom hoje, agora. Amanhã ele vai ser ultrapassado, pois vai aparecer um novo e mais exigente desafio para ser ultrapassado.

5. Busca constante por novas ideias
Perguntar, pesquisar, observar. Quanto mais desafios e caminhos percorrermos, maiores são as possibilidades de estabelecer novas conexões entre as coisas e chegar a um caminho novo, descobrindo coisas que ninguém descobriu ainda.

6. Persistência
Desistir? Jamais.

7. Obsessão por fazer algo de valor
Produzir algo de valor, que faça a diferença na vida das pessoas.

8. Necessidade constante de melhorar, melhorar e melhorar
Não nos devemos acomodar. Mesmo que se tenha alcançado algum resultado bom, não devemos parar por aí. Temos que acreditar, sempre, que podemos fazer melhor.

Ora, se juntarmos todas as características de que falei, ou seja, se formos apaixonados pelo que fazemos, ter o pulso firme para trabalhar não vai ser um problema. Estabelecendo o foco, forçando o corpo e a mente a irem mais longe, na busca de novas ideias, com vontade de fazer melhor, sempre... O sucesso poderá estar ali, ao virar da esquina!

Façam um favor a vocês mesmos: nunca desistam daquilo que vocês acreditam.

Este meu texto culmina com o slogan que escolhi para a equipa de Sub14F e que, permitam, tenho o prazer de o partilhar convosco para que possam perceber que trabalhei com paixão, focado no objetivo comum, acreditando ser capaz de ir mais longe e em fazer melhor, porque nunca conheci as palavras "impossível" ou "desistir".

E porque nada se consegue sozinho, escolhi este slogan: "SEMPRE juntos, até onde o sonho nos levar".

Slogan que seguirei para outros projetos que me venham a ser confiados, porque acredito que Vamos todos, sempre juntos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por opção pessoal, o exercício da liberdade de expressão é total nas caixas de comentários abertas ao público, disponibilizadas no meu blogue, estando apenas vedadas, e a partir desta data, aos anónimos, pois como se trata de um blogue pessoal entendo que não faz sentido que não se saiba quem gosta ou não das minhas publicações.

2013.02.07